ESPORTES PARA INICIANTES


Professor desvenda terminologias
que explicam como treinar melhor
 
 
Por Marcelo Hendel - Especial para a Bikemagazine
 
Olá pessoal, a partir de hoje estarei escrevendo a vocês esta coluna com informações, visando colaborar com a qualidade de suas pedaladas, para isso estarei utilizando uma linguagem mais simples possível pois a minha preocupação é a de que vocês entendam o que eu estou querendo passar e não simplesmente leiam o meu artigo.


Respondam, quantos de vocês já não leram um artigo sobre treinamento e no meio do artigo não desistiu de continuar por não estar entendendo nada? Pois é, eu também!! Antes de entrar para a faculdade de Educação Física sempre me interessei muito por esportes, mas quando lia artigos em revistas sempre desistia no meio por não entender o que eles queriam dizer.


Portanto para que não aconteça com vocês o que aconteceu comigo vamos combinar uma coisa: quando for necessário utilizar uma terminologia mais "científica", eu escreverei em negrito e ao final do artigo vocês poderão consultar um glossário, para que todos se familiarizem com alguns termos e principalmente os entendam e utilizem para a melhora da qualidade de suas pedaladas.


Bem, depois de toda essa apresentação finalmente vamos ao que interessa.


Quando pensamos em realizar um exercício físico temos que nos preocupar com o estado de funcionamento de 3 sistemas importantes do nosso corpo:

Sistema Cardiovascular - Coração, artérias e veias


Sistema Respiratório - Brônquios e pulmões

Sistema Muscular - Músculos e tendões

São esses 3 sistemas que vão promover as maiores adaptações quando realizarmos algum tipo de exercício, portanto, quando compramos nossa bike e começamos a pedalar, devemos nos preocupar com os ajustes que estarão ocorrendo nesses 3 sistemas para depois pensarmos em "acompanhar o ritmo" daqueles colegas mais veteranos no pedal.


A primeira modificação que vocês vão notar será a freqüência cardíaca, que irá aumentar, pois os músculos precisarão de mais oxigênio e quem leva oxigênio até o músculo é o sangue. Daí a utilização da freqüência cardíaca como parâmetro para se saber a intensidade e que estamos no exercício.

Dica: Antes de iniciar um programa de treinamento de qualquer modalidade esportiva é importante realizar com um cardiologista um eletrocardiograma de esforço, que vai avaliar o funcionamento do seu coração durante o exercício e saber quais tipos de exercício você está apto a realizar.


Outra modificação a ser notada será na respiração, pois como o músculo irá precisar de mais oxigênio, ou seja, mais sangue, quem vai aumentar o seu trabalho será o pulmão, pois é nele em que ocorrem as trocas gasosas.

Então vamos seguir nosso raciocínio: se durante o exercício, eu aumento a minha freqüência cardíaca eu aumento também o fluxo sangüíneo nos meus tecidos, inclusive no meu pulmão, se está chegando mais sangue venoso no meu pulmão eu tenho que aumentar também a minha freqüência respiratória e o meu volume corrente. Por isso, quando estamos realizando uma atividade eu tenho que aumentar o número de vezes que eu respiro e as respirações tem que ser mais profundas do que o normal.

Dica: Antes de iniciar um treinamento visando "alto rendimento" é interessante se realizar um teste ergoespirométrico, pois este é um dos meios mais precisos de se encontrar o limiar anaeróbico, que será muito importante para a prescrição de um treinamento mais preciso.


Bem pessoal, por enquanto é isso que eu tenho para vocês, no próximo artigo iremos falar um pouco sobre princípios básicos do treinamento e vocês poderão entender por que o seu ritmo de treino pode ser bom para você e não para o seu amigo.


Um abraço a todos e até a próxima!


GLOSSÁRIO


Ajustes: qualquer modificação no funcionamento dos órgãos que seja diferente do seu funcionamento em repouso


Freqüência Cardíaca: número de vezes que o coração realiza sístole e diástole (bate) em um minuto.

Eletrocardiograma de Esforço: teste clínico realizado pelo cardiologista para observar o comportamento do coração durante o exercício. Através dele pode se detectar possíveis patologias do coração.

Trocas Gasosas: saída do CO2 (gás carbônico) e entrada de O2 (oxigênio) nas hemácias (glóbulos vermelhos do sangue).

Fluxo sangüíneo: quantidade de sangue que passa pelo coração por minuto.

Sangue Venoso: sangue com baixa concentração de O2 e alta concentração de CO2.

Freqüência Respiratória: número de vezes que se inspira e expira em um minuto.

Volume Corrente: quantidade de ar que é inspirada e expirada durante a respiração.

Alto Rendimento: denomina-se esportes de "alto rendimento" aquele que requer um treinamento mais preciso visando resultados, ou seja, esportes profissionais.

Teste Ergoespirométrico: teste clínico realizado para se avaliar o comportamento da respiração durante o exercício. Este teste serve para encontrar o limiar anaeróbico.

Limiar anaeróbico: ponto onde o exercício deixa de ser aeróbico e passa a ser anaeróbico*.

Marcelo Hendel é professor de Educação Física, formado pela PUC Campinas e pós graduando em Fisiologia do Exercício na Universidade Federal de S. Paulo, Escola Paulista de Medicina


NOTA DO EDITOR: Os méritos das opiniões e informações são dos colunistas e colaboradores da Bikemagazine.

Fonte: Bike Magazine















Comments (0)

Postar um comentário