100 km de brasília

 
Esse fim de semana tivemos uma prova válida pelo ranking nacional na Capital do país. Os 100km de Brasília foi realizado na frente do quartel do exército num circuito curto indo e voltando na mesma rua.
Como é fim de temporada e o calendário do ciclismo nacional tem prova de janeiro a janeiro, vimos uma corrida com poucos participantes. Das equipes de ponta, somente a São Lucas e a Scott estiveram presentes devido ao ranking brasileiro estar em aberto.
Cerca de 25 ciclistas participaram e por isso os 100km de Brasília teve apenas 87 kilometros sob um forte calor. Foi uma prova de marcação entre Americana e São José dos Campos, cada uma com 4 integrantes.
Uma fuga de 11 atletas decidiu a prova logo no começo. Com o “pelotão” calmo, a fuga abriu certa vantagem e manteve até o fim.
            A vitória ficou com Armando Camargo, o Piá, da Scott e o vice com o Anderson de Olveira, o Mindu, de Americana.
Viajar 900km até a capital foi a parte mais complicada da prova. Longe de casa, o desgaste do ano todo acabam por desanimar nós atletas que ainda teremos prova até dia 20 de dezembro. E logo no dia 3 de janeiro começa tudo denovo.
Pelo jeito, quem visa as provas show como copa América e República, vai ter que comer o peru de natal e beber o champagne do ano novo em cima da bicicleta.
Para nós isso está se tornando natural. Mas é  complicado deixar de lado as festas de fim de ano e até uma viagem em família para correr 40 km e tentar aparecer alguns segundos na TV. Não temos muitos fins de semana livre e nem feriados durante o ano, e quando achamos que teremos um tempinho para família aparecem os Jogos Mundiais de verão da Rede Globo.
           Falta uma melhor organização do calendário nacional. Falta um período sem corridas para termos um descanso merecido. E ainda tem gente que às vezes me pergunta: “Você só pedala?? Mas que vida boa”. Só quem está no meio do ciclismo para saber que isso não é verdade. Temos que ter a cabeça no lugar para continuar correndo sem perder o foco.

 
Um abraço e Uma ótima semana a todos.
 

BRUNO TABANEZ – Equipe São Lucas Saúde / UAC / Americana
Colunista BikeFast